Blogosfera na África 2010: Grupo A-México

on


Fechando o Grupo A da primeira fase da Copa do Mundo, falaremos do México, uma das seleções mais presentes em mundiais. Das 18 edições, ficou fora apenas cinco vezes.


O primeira participação do México em Copas do Mundo foi em 1930, no Uruguai, foi um verdadeiro fracasso, saindo fora ainda na primeira fase e terminando apenas com o 13º e último lugar.


Os mexicanos ficaram de fora da Copa de 1934 e 1938. Em 34 eles nãose classificaram pelas Eliminatórias e em 38, apesar da desclassificação, acabaram abrindo mão do torneio, dando a vaga para Cuba.

O México voltou em 1950, mas tornou a fazer uma campannha pífia, ficou em 12º lugar numa Copa que contou com 13 seleções. Nesse mesmo Mundial, estreou Antonio Carbajal (foto), goleiro com o maior número de Copas disputadas, ele defendeu a seleção mexicana entre as Copas de 1950 e 1966. Em 1954, na Suíça, outra vez não passaram da primeira fase, ficou em décimo terceiro. Em 1958, ficou com a última colocação, 16º lugar, o seu pior desempenho em Mundiais. em 1962, eles enfrentaram o Brasil na fase de grupos e perderam por 4X0. Acabaram ficando em 11º. Em 1966 na Inglaterra, mais uma má campanha, sendo eliminado na primeira ronda e ficando com a décima segunda posição.


Em 1970, o pais foi a sede da Copa do Mundo e queria acabar de uma vez por todas a fama de "patinho feio" das Copas, pois sempre jamais havia passado da primeira fase. O México ficou no Grupo A junto com União Soviética, Bélgica e El Salvador. Na estreia, os mexicanos enfrentaram os soviéticos e empatarm em 0X0. No segundo jogo, eles enfrentarm os salvadorenhos e saíram vitoriosos com uma goleada por 4X0. No último jogo da primeira fase o México saiu com a vitória em cima dos belgas por apenas 1X0. Foi o suficiente para fazer a seleção tricolor passar para a sgunda fase. Nas quartas de final, o México enfrentou a Itália e acabou sendo derrotado por 4X1, ficando com o sexto lugar.

Os mexicanos ficaram de fora da Copa de 1974, mas voltariam a diputar um Mundial em 1978, na Argentina, mas o resultado foi desastroso. Eles voltaram a ser eliminados na primeira fase e ficaram com o 16º e último lugar. Em 1982 novamente os mariachis não deram as caras na Copa.


O México tornou a ser sede de uma Copa em 1986, a razão da escolha do país do sombrero como anfitriã foi a desistência da Colômbia que havia sido eleita anteriormente, o país sul-americano estava passando por gravíssimos problemas de segurança. Mesmo um ano depois de um terrremoto que destruiu a capital mexicana, eles arregaçaram as mangas e com ajuda financeira dos Estados Unidos, reconstruíram o país para o maior evento esportivo. A seleção nacional foi comandada pelo experiente Hugo Sánchez (foto), que na época jogava no Real Madrid. A campanha do país em sua segunda vez como sede foi melhor que a de 1970. Eles ficaram no Grupo B numa chave relativamente fácil com Paraguai, Iraque e Bélgica. Os chicanos estrearam contra a Bélgica e venceram por 2X1. Na segunda partida, contra o Paraguai, apenas ficaram no empate em 1X1. E fechando a fase de grupos, passaram pelos iraquianos:1X0. Nas oitavas de final o adversário foi a Bulgária. O México avançou de fase ao vencer os búlgaros por 2X0 e com um golaço de Negretti. Nas quartas de final, não conseguiram superar a forte seleção alemã, com alguma valentia, seguraram o 0X0 durante o tempo normal e a prorrogação, mas acabaram perdendo nos pênaltis por 4X1, repetindo o sexto lugar de 1970.

Em 1990 a seleção chegou a se classificar, mas foi descoberto que um jogador juvenil teve a idade adulterada e por isso a Federação Mexicana foi suspensa e perdeu a vaga para a Costa Rica. Em 1994, eles voltaram, desta vez com uma geração de novos jogadores. Ainda eram comandados por Sánchez, que estava em seu último Mundial, mas o México estava apresentando novos valores como:o goleiro Jorge Campos (foto), Luis Garcia, Luis Roberto (Zaguinho), Bernal, entre outros. A seleção mexicana havia sido vice-campeã da Copa América de 1993 e chegava aos EUA com moral, mas acabaram ficando pelo caminho nas oitavas de final, terminando em 13º. Em 1998, novamente caíram na segunda fase e repetiram a décima terceira posição.

Em 2002, na Coreia e no Japão, novamente a expectativa era grande, o grupo de 1994 estava se aposentando e estava sendo substituído por uma seleção mais jovem e mais talentosa. Outra vez os torcedores ficaram frustrados e acabaram vendo o México parar nas oitavas, em décimo-primeiro lugar, fazendo jus ao ditado referente a ela:"Jugamos como nunca, perdimos como siempre", que significa:"Jogamos como nunca, perdemos como sempre". Em 2006 na Alemanha, eles foram eliminados pela Argentina nas oitavas de final e acabaram no 15º posto.

Clique aqui e veja as últimas notícias da seleção Mexicana, bem como sua campanha pré-Copa no blog "Futebol Música Etc"

Confira agora a disputa de pênaltis entre México e Alemanha nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, no tempo normal e prorrogação o placar foi 0X0. Nos pênaltis, os alemães venceram por 4X1.


Nenhum comentário: