SESSÃO MEMÓRIA:HÁ 20 ANOS ACABAVA O JEJUM ALVINEGRO

on


Há exatos 20 anos o torcedor botafoguense finalmente soltava da garganta um grito que estava preso na garganta há 21 anos: numa final de Campeonato Carioca diante do Flamengo, com um gol de Maurício, o Botafogo saía de uma fila de 21 anos sem títulos.

A história começa em 1968 quando o time alvinegro levantava um troféu pela última vez com um time que só tinha feras como Gérson, Paulo César Caju, Rivelino, Cao, Roberto Miranda, entre outros.. . O time de General Severiano conquistou o Campeonato Carioca de 1968 diante do Vasco com uma expressiva goleada de 4X0. Era o início do calvário botafoguense, que mesmo com ótimas equipes não conseguia mais levantar troféus. O mais próximo de uma conquista que o Botafogo havia chegado durante esse tempo de jejum foi um terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 1981.


Chega o ano de 1989 e o desespero da torcida alvinegra já era grande. O clube era presidido na época por Emil Pinheiro, banqueiro do jogo do bicho e botafoguense de "quatro-costados". E os jogadores de seu time eram dele mesmo, o passe da maioria dos jogadores pertencia a Emil. No papel, o Botafogo tinha uma equipe muito boa com o goleiro Ricardo Cruz, o bom zagueiro gaúcho Mauro Galvão, que veio do futebol suíço, mas desde os seu começo no Internacional mostrava ser um grande zagueiro, Josimar, que participou da Copa de 1986 e outros jogadores importantes nessa conquista.


O Botafogo começou a mostrar que tinha um bom time e foi superando os adversários um a um e começava a encher de esperanças os torcedores botafoguenses. Até que o Botafogo teve como obstáculo na final o Flamengo, que estava desde 87 sem ganhar nada e tinha uma excelente equipe, com nomes como Renato Gaúcho, Bebeto, Zé Carlos, Aldair, o jovem Leonardo e era treinado por Telê Santana.


O empate era o suficiente para o Botafogo levantar o título, mas o rubro-negro pressionava e asustava o goleiro Ricardo Cruz. No intervalo, o técnico do Botafogo Valdir Espinosa deu uma palestra motivacional para os jogadores e quando os botafoguenses voltaram do intervalo, pareciam leões. Aos 12 do segundo tempo, Mazolinha fez um cruzamento pela direita para encontrar a cabeça de Maurício, que marcou o gol da consagração do Botafogo. Os jogadores do Flamengo pediram falta de Maurício em Leonardo, eles haviam alegado, que o meio-campo do Botafogo havia empurrado o zagueiro do Flamengo para cabecear, mas os protestos não foram atendidos.


Quanto mais o tempo passava, mais a ansiedade dos alviengros aumentava para gritar "É campeão" e mais as esperanças rubro-negras eram sepultadas. O árbitro Walter Senra apitou o final da partida e o Rio de Janeiro ficou em preto e branco para comemorar o título tão sofrido e sonhado do Botafogo.



HINO DO BOTAFOGO

Botafogo, Botafogo
Campeão desde 1910

És herói em cada jogo
Botafogo,
Por isso que tu és

E hás de ser
Nosso imenso prazer
Tradições,
Aos milhões tens também.

Tu és o glorioso
Não podes perder,
Perder para ninguém

Em outros esportes
Tua fibra está presente,
Honrando as cores
Do Brasil e da nossa gente
Na estrada dos louros,
Um facho de luz,
Tua estrela solitária
Te conduz


2 comentários:

Persio Presotto disse...

nossa... hoje, pro botafogo ser campeão tá difícil.. abs, pp

Linkin Leo disse...

Concordo plenamente PP, valew pelo post Leo, estou tão desanimado q eu mesmo não quis fazer isso...