Blogosfera na África 2010: Grupo C-Eslovênia

on


Mais uma seleção no Blogosfera na África e agora é a vez da Eslovênia ter a sua história contada através dos Mundiais.


A Associação de Futebol da Eslovênia foi fundada em 1920, mas apenas obteve filiação à UEFA em 1992 e à FIFA no ano seguinte. O motivo: até o início dos anos 90, a Eslovênia era apenas uma parte da Iugoslávia. Com a guerra civil que assolou o país em 1991, a região acabou sendo dividida em vários países diferentes, entre eles, a Eslovênia.


A primeira vez que os eslovenos participaram de uma Eliminatória para a Copa do Mundo foi em 1998, ficaram no Grupo 1 da Zona Européia e terminaram apenas com a última posição da chave, com um ponto ganho.


O país despontou para o futebol internacional na Eurocopa de 2000, sua primeira e única paticipação, que foi realizada em conjuntos entre a Bélgica e a Holanda. Eles ficaram no Grupo C com Espanha, Iugoslávia e Noruega. Eles empataram com a rival Iugoslávia por 3X3, perderam para os espanhóis por 2X1 e ficaram num empate sem gols com a Noruega. Ficaram com a última posição da chave com apenas dois pontos.


O mesmo grupo de jogadores que participou da competição européia conseguiu levar o seu país para a Copa do Mundo. Ficaram no Grupo 1 da Zona Européia e terminaram em segundo lugar, dando o dreito de disputar a repescagem. Na repescagem, eles eliminaram a forte seleção da Romênia em duas partidas: 2X1 na ida, para os eslovenos. E no jogo de volta, em Bucareste, apenas um empate em 1X1.


A Eslovênia ficou no Grupo B da Copa de 2002, na Coreia e no Japão. Seus adversários foram: Espanha, Paraguai e África do Sul. A seleção dos Balcãs estreou contra a Fúria Espanhola e perdeu por 3X1. No jogo seguinte, pegaram a África do Sul e perderam pelo placar mínimo. A terceira e última partida, apenas para cumprir tabela, jogaram com os paraguaios e foram vencidos por 3X1.

Clique aqui e veja como foi a campanha pré-Copa da Eslovênia pelo blog "Futebol Música Etc"

Confira agora o vídeo da derrota da Eslovênia para o Paraguai por 3X1 na Copa do Mundo de 2002.



Um comentário:

Carol Sakurá disse...

Adoro aprender por aqui.Estarei craque na copa.
Abs!