Blogosfera na África 2010: Grupo G-Portugal

on


"Herois do mar/Nobre povo/Nação valente e imortal...." assim são os primeiros versos do hino de Portugal e isso define toda a valentia de nossos patrícios nas conquistas d'além-mar nos séculos XVI e XVII. Mas infelizmente eles não tem toda essa tradição em Copas do Mundo, pois em 2010 participarão apenas pela quinta vez.

Poucas pessoas sabem, mas Portugal quase chegou a disputar a Copa do Mundo de 1950, no Brasil. Mesmo perdendo a vaga para a Espanha, a seleção portuguesa foi convidada para participar do Mundial por causa da desistência da Turquia, mas acabou recusando o convite.

A primeira participação pra valer de Portugal foi em 1966 na Inglaterra. A seleção lusitana ficou no Grupo 3 junto com Brasil, Bulgária e Hungria. Os portugueses estrearam com uma boa vitória sobre os húngaros por 3X1. Na partida seguinte, contra a Bulgária, eles os golearam por 3X0. E terminando a fase de grupos, eliminaram o Brasil pelo placar de 3X1, tendo Pelé completamente caçado em campo.

Na segunda fase, tiveram que enfrentar a supreendente Coreia no Norte. E Portugal chegou a estar perdendo por 3X0 no primeiro tempo. Mas na volta do intervalo, Eusébio (foto) com toda sua genialidade marcou quatro dos cinco gols da vitória por 5X3. Nas semis, a Inglaterra derrotou os usitanos por 2X1 com dois gols de Bobby Charlton e um de Euisébio, dando adeus ao sonbho português de ir a uma final de Copa do Mundo. Tiveram que disputar o terceiro lugar contra a União Soviética. A medalha de bronze fora conquistada após uma vitória por 2X1 e com Eusébio na artilharia do Mundial.

Vinte anos depois, a seleção rubro-verde voltaria a jogar uma Copa. No México, eles ficaram em um grupo que tinha Marrocos, Inglaterra e Polônia. Mas para a decepão da imensa torcida portuguesa, caíram na primeira fase, ficando em último lugar no Grupo F, com apenas dois pontos. Em 2002, na Coreia e no Japão, a seleção teve um grupo de jogadores que os colocava como favoritos por causa de liderança de Luis Figo, o melhor jogador do mundo em 2001. O grupo era fácil com Coreia do Sul, Polônia e Estados Unidos. Mas novamente a seleção fracassou. Venceu apenas os poloneses por 4x0 e perdeu para os norte-americanos por 3X2 e pros coreanos por 1X0. Outra vez caíram na fase de grupos.

Após o vexame de 2002, a Federação Portuguesa contratou o brasileiro Luis Felipe Scolari para o cargo de treinador. Felipão deu uma nova cara à seleção portuguesa e a transformou em uma das forças do futebol europeu em pouco tempo. Em 2004, ficaram com o vice-campeonato da Europoca em casa, perdendo a final para a Grécia.

Em 2006, na Alemanha, com moral de ter o técnico campeão mundial de 2002, Portugal fez uma boa campanha no Mundial. Tendo como maior craque da equipe Cristiano Ronaldo (foto), os lusitanos protasgonizaram partidas muito emocionantes, como o jogo contra a Holanda pelas oitavas de final e a disputa de pênaltis contra a Inglaterra pelas quartas de final. Mas o título escapou de novo ao serem eliminados pela França nas semifinais e ficaram com a quarta posição depois de perderem para a Alemanha a disputa pelo terceiro lugar.

Clique aqui e confira a campanha pré-Copa de Portugal pelo "Futebol, Música, Etc"

Confira agora o vídeo da vitória portuguesa sobre o Brasil por 3X1 na Copa do Mundo de 1966




Nenhum comentário: