Blogosfera na África: Grupo H- Espanha

on


O Blogosfera na África chegou ao último grupo da Copa do Mundo. Agora contaremos a história de uma das seleções mais tradicionais em Mundiais, é cotada como uma das favoritas ao título da Copa de 2010: a seleção da Espanha, o país das sevillanas, da paella e das touradas.

A primeira participação da Espanha em Copas se deu em 1934, na Itália, quando eliminaram o Brasil ainda na primeira fase. Mas eles não foram muito longe, foram eliminados pelos italianos nas quartas de final, terminando em quinto lugar.

Após ficarem de fora da Copa de 1938 por causa da Guerra Civil que devastou o país, a Fúria só voltaria em 1950, no Brasil. Os espanhóis ficaram no Grupo 2 junto com Estados Unidos, Inglaterra e Chile. A campanha espanhola naquele Mundial começou muito bem: venceu os Estados Unidos por 3X1. No segundo jogo, derrotou os chilenos por 2X0. E terminando a fase de grupos, passaram pelos ingleses por 1X0 com um gol marcado por Zarra (foto), que havia feito outros dois gols nas partidas anteriores.

Na segunda fase, o quadrangular final, o espanhois pegaram o Brasil, o Uruguai e a Suécia. A Fúria estreou com um empate sobre os uruguaios em 2X2. Só que o jogo seguinte, foram massacrados pelo Brasil por 6X1 e com direito ao Maracanã inteiro cantando "Touradas de Madrid". Terminado a sua participação no Mundial de 50, a Espanha perdeu para a Suécia por 3X1, ficando com o quarto lugar, sua melhor participação em Copas.

Após ficarem de fora das Copas de 54 e 58, a Espanha voltaria em 1962 no Chile. E a promessa era de luta pelo título, pois contava com o argentino Di Stefano e o húngaro Férenc Puskas. Mas a participação espanhola foi um verdadeiro fiasco: das 16 seleções participantes, terminou com o décimo terceiro lugar. Na Copa de 66, na Inglaterra, caíram de novo na primeira fase, desta vez ficando com a décima posição. Mas em 1964 conquistaram pela primeira vez a Eurocopa.

A Espanha ficou de fora de mais dois mundiais seguidos. A volta só se daria em 1978 na Argentina. Mais uma vez a Fúria fracassou em sua missão, sendo eliminada na primeira fase. Em 1982, quando sediaram a Copa. Eles conseguiram passar da primeira fase, coisa que não acontecia desde 1950. Mas foram eliminados na segunda fase pela Inglaterra, ficando em décimo segundo lugar.

Em 1986, no México, depois de tanto tempo, passaram para as quartas de finais. Apesar do sétimo lugar, a Espanha revelou o craque Emílio Brutagueño (foto), que marcou quatro dos cinco gols sobre a Dinamarca pelas oitavas de final do Mundial. Em 1990, na Itália, a Fúria manteve a base, mas ficou pelo caminho na segunda fase, em décimo.

Em 1992, a seleção espanhola foi campeã olímpica nos Jogos Olímpicos de Barcelona e revelou bons jogadores como: Nadal e Luis Enrique. Foi com esse grupo que a Espanha foi aos Estados Unidos para tentar o título mundial. Mas como sempre, tinha um obstáculo no meio do caminho: a Itália nas quartas de final. Terminaram com o oitavo lugar. Em 1998, na França, foram eliminados na primeira fase. Uma péssima despedida para o goleiro Anton Zubizarreta (foto), considerado por muitos o maior goleiro espanhol de todos os tempos.

Em 2002, na Coreia e no Japão, a Espanha tinha uma outra grande geração de jogadores muito talentosos. Mas após um jogo tumultuado e polêmico contra a Coreia do Sul, eles foram eliminados nas quartas novamente. Em 2006, na Alemanha, caíram nas oitavas de final, terminando em nono lugar. Dois anos depois, a Fúria conquistaria a Eurocopa pela segunda vez.

Clique aqui e leia a campanha pré-Copa da Espanha no "Futebol, Música, Etc"

Confira agora o vídeo da vítoria do Brasil sobre a Espanha por 6X1 na Copa do Mundo de 1950




Nenhum comentário: