Blogosfera na África 2010: Grupo H-Suíça

on


Mais uma seleção no Blogosfera na África 2010. Vamos para os alpes comer queijos e esquiar. Contaremos um pouco da história da Suíça, um país completamente neutro, palco da Convenção de Genebra, do chocolate, do relógio que nunca atrasa e sede do maior banco do mundo.

A Suíça fez a sua primeira participação em Copas do Mundo em 1934, na Itália. O país chegou até as quartas de final do torneio, eliminados pela Tchecoeslováquia, por 3X2. Na Copa de 38, na França, os suíços novamente fiaram de fora nas quartas, desta vez perderam para mais um futuro finalista, a Hungria, por 2X0.

Em 1950, no Brasil a seleção suíça não passou da primeira fase, eles ficaram no grupo do Brasil, com quem empataram em 2X2 no Pacaembu. Na Copa seguinte, sediada por eles próprios, eles foram eliminados na segunda fase pela Áustria pelo placar de 7X5, o jogo com o maior número de gols em Copas.

Em 1962, no Chile, a seleção da bandeira vermelha com a cruz branca foi eliminada na primeira fase. Quatro anos depois, na Inglaterra, a história se repetiu. Após esses dois fracassos, a Suíça ficou 28 anos fora de uma Copa do Mundo.

O retorno dos suíços aos Mundiais se deu em 1994, nos Estados Unidos. Ficaram no Grupo A com Estados Unidos, Colômbia e Romênia. A Suíça se classificou como segunda colocada da chave e foi eliminada nas oitavas de final pela Espanha. A Suíça fora derrotada pelo placar de 3X0.

Em 2006, na Alemanha os suíços ficaram no Grupo G com França, Coreia do Sul e Togo. A Suíça estreou empatando sem gols com os franceses. Posteriormente, venceram o Togo por 2X0. E terminado a fase de grupos, ganharam da Coreia pelos mesmos 2X0. Na segunda fase, ficaram no 0X0 com a Ucrânia, mas foram eliminados nos pênaltis por 3X0. A seleção suíça fechou o Mundial de 2006 como a melhor defesa da Copa, sem ter sofrido gols.


Confira agora a disputa de pênaltis entre Suíça e Ucrânia pela Copa de 2006


Nenhum comentário: