SESSÃO MEMÓRIA:HÁ 30 ANOS O FLAMENGO CONQUISTAVA O BRASIL

on


Há exatamente 30 anos, a maior torcida do Brasil comemorava pela primeira vez um título brasileiro e começaria a escalada para ser a maior equipe brasileira da primeira metade dos anos 80.

Até o ano de 1980, o Flamengo, que já possuía o maior número de torcedores no país, obtia pouco sucesso em competições nacionais. Enquanto os seus rivais já tinham pelo menos um título de âmbito nacional: Botafogo campeão da Taça Brasil de 1968, Fluminense campeão do Troféu Roberto Gomes Pedrosa de 1970 e Vasco da Gama, campeão brasileiro de 1974, o clube da Gávea até então tinha como melhor resultado um quinto lugar em 1972, além de um título do Torneio Rio-São Paulo de 1963.


As coisas começaram a mudar para o time rubro-negro no final dos anos 70, quando com uma nova geração de jogadores, comandada por Zico, além de Andrade, Adílio e Tita conquistou o tri-campeonato carioca em 1978 e 1979.

O Flamengo fez iniciou a disputa do Campeonato Brasileiro de 1980 jogando em um grupo bastante forte que tinha como forças o Santos, dos "Meninos da Vila", liderados por Juari e o Internacional, campeão brasileiro de 1979 e que seria finalista da Libertadores de 1980. A campanha na primeira fase foi quase perfeita. O rubro-negro terminou em segundo lugar, com 13 pontos, atrás dos santistas, com apenas uma derrota, para o Botafogo da Paraíba por 2X1.

Na segunda fase, pegaram um grupo que tinha Palmeiras, Santa Cruz e Bangu. O Flamengo fez uma grande campanha: seis jogos disputados, quatro vitórias e dois empates. Terminando em primeiro lugar e classificado junto com o Palmeiras, que terminou em segundo. A terceira fase foi com uma chave formada por Santos, Desportiva Ferroviária e Ponte Preta. Em três jogos, a equipe do treinador Claudio Coutinho venceu dois e empatou um, seguindo para as semifinais.
O Flamengo jogou as semifinais com o Cortiba, que havia sido semifinalista em 79. Em Curitiba, Zico marcou os dois gols da vitória rubro-negra. No jogo de volta, no Maracanã, o Fla venceu por 4X3, numa partida bastante disputada, com dois gols de Nunes, que garantiram a ida do Flamengo para a sua primeira final do Campeonato Brasileiro.

A final seria disputada contra a fortíssima equipe do Atlético Mineiro. No Mineirão, o Galo saiu vencedor com um gol de Reinaldo. Na volta, no Maracanã com mais de 90 mil torcedores, o Flamengo levantou o título com um gol salvador de Nunes no fim do jogo, dando o primeiro título brasileiro ao time de maior torcida do Brasil. Flamengo 3X2 Atlético Mineiro.

HINO DO FLAMENGO

Uma vez flamengo,
Sempre flamengo.
Flamengo sempre, eu hei de ser.
É meu maior prazer vê-lo brilhar,
Seja na terra, seja no mar.Vencer, vencer, vencer!
Uma vez flamengo,
Flamengo até, morrer!

Na regata, ele me mata,
Me maltrata, me arrebata.
Que emoção no coração!
Consagrado no gramado;
Sempre amado;
O mais cotado nos fla-flus é o 'ai, jesus!'
Eu teria um desgosto profundo,
Se faltasse o flamengo no mundo.
Ele vibra, ele é fibra,
Muita libra já pesou.

Flamengo até morrer eu sou!

Flamengo Campeão Brasileiro de 1980

Em pé:Andrade, Marinho, Raul Plassman, Rondinelli, Carlos Alberto e Júnior

Agachados:Tita, Adílio, Nunes, Zico e Júlio César

Técnico:Claudio Coutinho


Nenhum comentário: