"PASTA" ESTRAGADA

on

Desde 1974 a seleção italiana não passava por um vexame como o de hoje. A toda poderosa "Squadra Azzurra", tetracampeã mundial em 2006 se despediu de maneira melancólica e ridícula após perder para a Eslováquia por 3X2.

A "Squadra" passa por um momento de reciclagem de jogadores em sua seleção. Logo após a conquista do tetra em 2006, a Federação Italiana contratou o jovem treinador Roberto Donadonni, que havia feito bons trabalhos como técnico em times da Série A italiana, para o cargo de treinador.

Donadonni ficou quase dois anos no cargo, colecionou pouquíssimas vitórias, tentou revitalizar a seleção com alguns nomes como Iaquinta, Quagliarella, Montollivo...entre outros. Caiu nas quartas de final da Eurocopa de 2008 nos pênaltis contra a Espanha. Após esse episódio acabou demitido.

Não sei se foi por falta de opção, mas a Federação resolveu voltar com o Lippi e o treinador experiente resolveu manter boa parte do grupo de 2006, que já passava dos 30 anos de idade. Uma das médias de idade mais alta da Copa. O calvário começou com um empate com o Paraguai em 1X1 com direito a Buffon deixar o campo com dores no nervo ciático no intervalo. A vergonha maior foi num empate com a Nova Zelândia também em 1X1.

O jogo de hoje mostrou o quão fraco e incapacitado é esse grupo montado por Lippi. Conseguiu a proeza de perder para a Eslováquia por 3X2, sem desmerecer o time do Leste Europeu. Mas os italianos se comportaram como uma seleção estreante, enquanto os eslovacos jogaram como se eles tivesses quatro títulos mundiais.

Merecida a classificação da Eslováquia, que logo na primeira Copa que participa, passa para as oitavas de final. Para os italianos resta refletir sobre essa vergonha feita no continente africano e lembrar que nem sempre a camisa ganha jogo.

Nenhum comentário: