Blogosfera na África 2010: Grupo H- Honduras

on

Este país ganhou as páginas dos jornais e os noticiários nos últimos meses com a crise da deposição do ex-presidente Manuel Zelaya. A seleção de Honduras irá disputar a Copa do Mundo pela segunda vez em sua história e o "Blogosfera na África 2010" falará um pouquinho dela.

A seleção de Honduras no final dos anos 60 protagonizou um dos episódios mais violentos de sua história. Pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970, no México, os hondurenhos teriam que enfrentar a seleção de El Salvador, eternos rivais. A relação entre os dois países já não era das melhores, piorou após deflagrar uma guerra entre os dois países que durou quatro dias e acabou sendo chamada de "A Guerra do Futebol".

O saldo total de quatro dias de luta foi de quase dois mil mortos de ambos os lados. Graças a intervenção da Organização dos Estados Americanos, o conflito pôde ter o seu término. Mas agora, falando de futebol, Honduras e El Salvador se enfrentaram três vezes na ocasião: em 8 de junho os hondurenhos venceram por 1X0 em Tegucigalpa. Em 15 de junho, no meio da guerra, El Salvador venceu por 3X0 em San Salvador e foi marcado um jogo extra pro dia 27 de junho na Cidade do México, vencido pelos salvadorenhos por 3X2 e deixando Honduras de fora.

A oportunidade de Honduras de disputar a Copa pela primeira vez se deu em 1982. Na primeira fase das Eliminatórias para a Copa de 82 pela CONCACAF, Honduras terminou em primeiro lugar do Grupo 2 com o mesmo doze pontos que os rivais salvadorenhos, ficando na frente pelo saldo de gols. Na fase final os hondurenhos se classificaram em primeiro lugar, com oito pontos e apenas uma derrota.

Na Espanha, em 1982, La H, como é conhecida ficou no Grupo 5 junto com Espanha, Irlanda do Norte e Iugoslávia. A estreia contou com um surpreendente empate com os anfitriões em 1X1. No segundo jogo, outra vez o país da América Central ficou em um empate em 1X1, desta vez com os norte irlandeses. Precisando vencer ou empatar para seguir na Copa do Mundo, eles perderam para os iugoslavos por 1X0.

Em 2001 eles conseguiram o seu maior feito: eliminaram o Brasil da Copa América da Colômbia e ficaram com uma honrosa terceira posição, conquistada nos pênaltis contra o Uruguai.

Clique aqui e confira a campanha pré-Copa de Honduras pelo "Futebol, Música, Etc"

Confira agora o vídeo do empate entre Honduras e Espanha pela Copa do Mundo de 82



Nenhum comentário: